Calendário DIY
Fonte de Alimentação - Voltagem/Corrente Constante
andre
Pontos:  477
Desde:  05/03/2009
Finalizado
Nível intermediário
x 2
Favoritado
Em:  18/06/2009   ( 17/12/2013 )
Atribuição. Permite o uso comercial. Permite projetos derivados sob a mesma licença deste.
Estrela cheiaEstrela cheiaEstrela cheiaEstrela cheia
0
1
2
3
4
5
Uma fonte de alimentação de aproximadamente 30V x 3A que possui dois modos de funcionamento: voltagem constante ou corrente constante.
1
Introdução
Uma fonte de alimentação de aproximadamente 30V x 3A que possui dois modos de funcionamento: voltagem costante ou corrente constante.

O modo voltagem constante é utilizado na maioria das aplicações, onde a fonte mantém a tensão estabilizada e a carga drena a corrente necessária.

O modo corrente constante é utilizado em aplicações específicas: carregadores de bateria, anodização de alumínio, onde a fonte mantém a corrente
constante e a voltagem varia durante o processo. Neste projeto, tanto a voltagem (no modo constante) ou a corrente (no modo constante) podem ser reguladas para o valor desejado.
 
2
Confecção da caixa
Tudo começou com uma base de madeira quadrada de 15cm de lado e espessura de 15mm.
Em seguida a base foi encapada com papel contact preto. A posição dos principais componentes foi escolhida e os furos para o transformador e para a placa foram marcados.

Foi feita uma montagem preliminar para testar o transformador, a voltagem máxima de saída, e os lcds (voltímetro e amperímetro digitais).

O restante da caixa foi montada em acrílico transparente e cortada com as medidas mostradas no arquivo anexado no final do projeto. As laterais foram coladas com cianocrilato (super bonder) Obs.: gotas muito pequenas. As duas partes superiores (tampas) - A menor para o liga/desliga e o VC/CC e a maior para os LCDs (voltímetro e amperímetro). Dois perfis de alumínio foram cortados, furados e rosqueados, para servir de suporte para a tampa (com os LCDs).

A última foto mostra a caixa finalizada. Depois que a cola secou (1 dia) a base foi retirada para
a limpeza da caixa e montagem dos componentes na base.
 
3
Montagem do circuito
Este passo está em construção. Apesar disso o circuito pode ser facilmente montado pois o diagrama esquemático, layout etc. estão nos anexos.
 
A
Anexos
Você precisa estar logado para ver os anexos.
Comentários:
TioLupa
16/02/2015 às 01:56
Eu consigo comprar uma unidade desta fonte de alimentação?
andre
16/02/2015 às 03:25
Olá amigo, infelizmente não produzo para venda.
TioLupa
16/02/2015 às 10:18
Que pena, mais parabéns pelo desenvolvimento, achei excelente
Otto Spreng
24/03/2015 às 21:52
Cara, no total com a caixa em acrilico, ficou em quanto? Eu to querendo fazer, pra poder adiantar meus projetos de eletrônica em casa. Mas realmente, o Design ficou muito bom, meus parabéns.
andre
14/05/2015 às 13:45
Obrigado Otto, infelizmente montei esse projeto ha muito tempo e não tenho como dizer o custo total do mesmo. Muito obrigado.