Calendário DIY
Fresa CNC
andre
Pontos:  477
Desde:  05/03/2009
Finalizado
Nível avançado
x 2
Favoritado
Em:  06/04/2009   ( 17/12/2013 )
Atribuição. Permite o uso comercial. Permite projetos derivados.
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Uma fresa CNC montada há alguns anos, com interface paralela, utilizada principalmente para perfuração de placas e trabalhos de fresagem simples.
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Introdução
Esta fresa contém poucos componentes caros ou difíceis de encontrar. Ela foi construída em base de compensado e utilizando perfis de alumínio, mancais feitos de madeira, barras roscadas ao invés de fusos de esferas e motores de passo NEMA23 (Impressora Emília).

Os guias e rolamentos lineares foram os componentes caros, onde economizar impactaria bastante no produto final. Apesar dos componentes utilizados a precisão alcançada foi mais do que suficiente paraperfurar placas de circuito impresso com ótimo resultado e acabamento. O projeto completo da fresa foi feito no SolidWorks e está disponível em anexo.



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Acoplamento Motor/Fuso
Para o acoplamento do eixodo motor ao fuso foi utilizado um pequeno pedaço de mangueira de borracha eduas abraçadeiras de metal (com parafuso). O mais importante é que o eixodo motor esteja o mais concêntrico possível ao fuso (barra roscada).
 
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Ajustador dos Guias Linerares
Ao invés de fixar os guias lineares diretamente aos perfis de alumínio optei porfazer um ajustador (para o correto paralelismo dos guias) em cada carro (x, ye z). Este ajustador foi feito com uma barra chata de alumínio e possui umparafuso superior para fixação do guia e dois parafusos para ajuste. Os furos para estes parafusos bem como o furo para passagem do guia possuem diâmetrosbem maiores no perfil de alumínio do que no ajustador.
 
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Controladores dos Motores dePasso
Os controladores foram montados na parte traseirada fresa, dissipadores para os transistores de potência foram feitos comperfis de alumínio os quais também são responsáveis pela fixação das placas. Controladores podem ser adquiridos prontos ou montados. Estes controladoresforam montados e seu projeto completo pode ser encontrado em: http://www.piclist.com/techref/io/stepper/linistep/index.htm.

A interface com o computador é feita pela porta paralela e o programa inicialmente utilizado foi o TurboCNC.

Os controladores são alimentadospor uma fonte de PC também colocada na parte traseira.
 
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Fixação da Ferramenta
A ferramenta detrabalho (no caso uma Dremmel) foi fixada inicialmente a uma base de madeira (5mm) através de duas aletas de alumínio com borboletas. Esta base foi posteriormente fixada ao carro vertical através de quatro borboletas com contra porca criando um sistema que permite a remoção da Dremmel e a troca poroutro tipo de ferramenta desde que seja colocada em uma base com a furação apropriada.

 
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Outros detalhes da montagem
Em cada um dos três carros há 2 rolamentos, um em cada ponta do fuso que o deixa girar livremente (fixado ao eixo do motor). Em cada carro foi fixado por baixo (não visto na figura) um conjunto de 3 porcas de 3/8 juntas para permitir o movimento do carro quando o fuso girar.

Nas imagens pode-se observar também como foi feita a "caixa" para o rolamento dos fusos: Duas pequenas chapas de metal com dois parafusos allen, O furo nestas chapas permite prender o rolamento mas deixar livre sua parte interna com espaço suficiente para uma porca auto atarrachante de cada lado do fuso. Isto permitea fixação do fuso ao rolamento (parte interna). Notar pequenos separadores inseridos entre as chapas de metal e o perfil (cantoneira) para evitar que a chapa envergue quando apertada pelos parafusos laterais.
 
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Material Necessário

- 3 motores depasso (utilizados: Astrosyn NEMA23 com suportes)
- Controladores(utilizados: linistepper
- Compensado ou MDF (base)
- Perfis de alumínio(Cantoneiras)
- Barras chatas de alumínio
- Rolamentos lineares
- Rolamentos circulares
- Guias linerares
- Barra de aço roscada 3/8
- Porcas 3/8
- Parafusos M5 (allen 5mm)
- Dremel
- Fonte de alimentaçãode PC

Todas as medidas e os modelos de todos componentes podem ser encontrados nos arquivos do SolidWorks em anexo.

 
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Anexos
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