Calendário DIY
Luminárias Inteligentes com Arduino
predador
Pontos:  42
Desde:  26/07/2014
Em construção
Nível intermediário
x 0
Favoritado
Em:  11/08/2014   ( 11/08/2014 )
Domínio Público
Estrela vazia
0
1
2
3
4
5
Luminárias Inteligentes com Arduino. Esse projeto será dividido em várias partes. A primeira parte é referente as construções das quatro luminárias. A partir da segunda parte, sempre terá a interação com o Arduino. Na segunda parte será utilizado o Sensor LDR. Na terceira parte* será utilizado o módulo infra vermelho. * A terceira parte ainda não foi feita.
Este projeto está participando do concurso: Arduino 10 Anos.
1
Materiais Utilizados
  • 4 Garrafa de plástico pequena;
  • Vidro quebrado;
  • Arduino;
  • Fita isolante;
  • Fio de luz;
  • Cabos diversos;
  • Conectores tanto macho como fêmea;
  • Fonte 12 V;
  • 8 Placas de circuito integrado;
  • 40 Leds de auto brilho (dividido em 4 cores);
  • 4 Resistor (580 Ohm)
  • Máquina de solda;
  • Estanho;
  • Conectores Modu;
  • Sensor LDR;
  • Cabo multi conexões;
 
2
Calculando o resistor para cada led de alto brilho
Assista o vídeo onde foi utilizando um multimetro para calcular o valor em V de cada led. Em resumo, o calculo (Figura A) segue a lei de Ohm: R = V/I.
Onde:
V = Diferença do potencial elétrico
I = Intensidade da corrente elétrica (0.019)


3
Montando a Luminária
Você vai unir duas placas de circuito integrado e vai intercalar 5 leds de cada lado com as "pernas abertas" (Figura A). Lembrando de sempre deixar a perna maior do led (positiva) na parte de cima do circuito integrado.
Depois você irá unir as partes negativas e positivas e solde (Figura B). Em seguida posicione o resistor e solde na trilha negativa (Figura C).
Com dois cabos (um preto e um vermelho) coloque os conectores modu e coloque o cabo preto na parte negativa e o vermelho na parte positiva (Figura D). Coloque um pedaço de fita isolante para garantir que os cabos fiquem fixo na placa (Figura E).
Antes de colocar o leds dentro da garrafa, faça um teste para ver se os leds irão funcionar (Figura F).
Você precisa fazer um furo no fundo da garrafa. Usei o ferro de solta :) (Figura G). 
Com um cabo guia, coloca os leds no meio da garrafa e preencha com os pedaços de vidro (Figura H). Depois preencha a garrafa com os pedaçõs de vidro até o topo. (Figura I).
Na outra extremidade do cabo, coloque dois conectores macho (Figura J). Na Fonte de 12V. Corte a ponta que vai na tomada e coloque 2 conectores fêmea (Figura K).
Para finalizar, conecte os cabos da luminária nos cabos da fonte de 12V (preto com preto e vermelho com vermelho), recomendo isolar ambas com fita isolante e coloque a fonte na tomada de energia. A luminária tem que acender (Figura L). Faça um luminária para quatro cores diferentes.


4
Cabos de Multi Conexões
Esse cabo vai servir para ligar ao mesmo tempo as quatro luminárias.
Com 4 cabos pretos, junte todos eles e junte também com o fio de luz (Figura A). Após isso, aperte bem com fita isolante. Na outra extremidade, coloque 4 conectores fêmea (Figura B). Na outra extremidade do fio de luz, você vai colocar um conector macho (Figura C). Faça a mesma coisa com os cabos vermelhos. Esses cabos, você poderá usar tranquilamente para outros projetos.


5
Calibrando o Sensor LDR
Você vai colocar o sensor LDR e o resitor de 10k ohm um do lado da outra na protoboard pequena (Figura A). Depois você vai colcoar o resitor de 330 ohm e o led de alto brilho (Figura B).
Você vai ligar 2 jumpers de energia. Um ligando a protoboard que vai no Arduino e outra que vai ligar o sensor LDR (Figura C). Com um jumper pequeno, você vai ligar a outra perna do sensor LDR no resistor de 10k Ohm (Figura D). Com um jumper maior, vamos ligar essa mesma perna do sensor LDR na porta analogica A0 do Arduino, com outro jumper longo, você vai ligar a outra perna do resistor 330 ohm com a porta digital 6 do Arduino (Figura E). Para finalizar as ligações dos jumpers, vamos fazer as ligações GND. Uma será na outra perna do resitor de 330 Ohm e no outro resistor de 10k Ohm na protoboard e da própria protoboard que vai ser ligada no Arduino (Figura F).
Ligue o Arduino ao PC, digite essa programação e mande atualizar no arquivo e abre o serial monitor (Figura G). Faça sombra em cima do sensor, que você vai ver a variação do valor lido pelo sensor.

Programação

const int LDR = 0;
int ValorLido = 0;
void setup() {
 Serial.begin(9600); 
}
void loop() {
 ValorLido = analogRead(LDR);
 Serial.print("Valor lido pelo LDR = ");
 Serial.println(ValorLido);
 delay(500);
}


6
Sensor LDR
Usando o mesmo esquema anterior. A diferença é na parte da programação. Altere a programação e atualize no Arduino.

Programação


const int LDR = 0;
const int luminarias = 6;
int ValorLido = 0;
                     
void setup() {
 pinMode(luminarias, OUTPUT); 
}

void loop() {
  ValorLido = analogRead(LDR);
  
  if (ValorLido < 25) 
  { 
   digitalWrite(luminarias, HIGH);    
  } else {
   digitalWrite(luminarias, LOW);
  }
}

Agora, se você fizer um sombra ou desligar a luz do ambiente onde o Sensor LDR se encontra, o led acenderá (Figura A).

Bem, basta acrescentar um módulo rele no projeto e ligado nas luminárias através do cabo de multi conexões e pronto (Figura B).




Comentários: