Calendário DIY
Máquina de Solda por Pontos
andre
Pontos:  477
Desde:  05/03/2009
Em construção
Nível intermediário
x 1
Favoritado
Em:  31/03/2009   ( 31/12/2013 )
Marcado como perigoso
Domínio Público
Estrela cheiaEstrela cheiaEstrela cheiaEstrela cheiaEstrela cheia
0
1
2
3
4
5
ATENÇÃO: Este projeto foi marcado como perigoso. Nem o site nem o autor se responsabilizam pela sua execução ou reprodução de partes do mesmo. Utilize equipamento de proteção e tome todas as precauções necessárias. Na dúvida, peça ajuda para um profissional da área.
Projeto de uma máquina de solda por pontos.
1
Introdução
É possível construir com relativa facilidade uma máquina de solda por pontos ou uma máquina de solda a arco elétrico utilizando um transformador que possa suportar alta corrente no seu secundário. A maioria dos projetos encontrados na Internet utiliza como componente principal um ou mais transformadores encontrados em forno de microondas (posteriormente modificados). Para este projeto usarei um transformador de um antigo no-break APC. Contanto que você possa retirar o secundário original e enrolar outro (bem simples porque são apenas poucas voltas) é possível, em teoria, utilizar qualquer transformador de força que tenha potência suficiente para suportar a alta corrente que será gerada no secundário.
 
2
Modificação do Transformador - 1a Parte
O transformador em questão possui as seguintes inscrições:
430-7101-5
EIA 6-9607
CLASS 180 H1
MEXICO

o qual descobri ser um transformador bidirecional com as seguintes características:
Enrolamento 1 (preto e branco) - 110V
Enrolamento 2 (amarelo e azul) - 110V
Enrolamento 3 - 48V ? , 35A? (este será o enrolamento retirado, funcionava como secundário quando recarregava a bateria do no-break e como primário quando o no-brake entrava em operação na falta de energia elétrica)

Seu tamanho é de aproximadamente um cubo de 10cm de lado.

Inicialmente deve-se remover todo o secundário, neste trafo utilizei com cuidado um estilete para retirar o isolamento de papel, chave de fenda, alicate e uma serra de arco para ajudar na retirada do fio bem grosso que possuia seção quadrada.
 
3
Modificação do Transformador - 2a Parte
Para enrolar o novo secundário utilizei 2 metros (3 teria sido melhor) de cabo flexível Prysmiam de 5mm (diâmetro interno). Este fio possui seção de 16mm2 e diâmetro externo de aproximadamente 7mm o qual passou bem justo no vão deixado pelo secundário antigo. Este cabo corresponderia mais ou menos a bitola 5 AWG o qual eu acredito suportar até uns 100A em intervalos curtos de tempo.

Foram enroladas somente 4 espiras como secundário. Testes estão sendo feitos e em breve eu postarei a continuação da montagem.
 
4
Primeiros testes
Este projeto está em desenvolvimento, aguardem por atualizações.
 

Comentários: