Calendário DIY
Mini Tanque para Anodização de Alumínio
andre
Pontos:  477
Desde:  05/03/2009
Finalizado
Nível intermediário
x 2
Favoritado
Em:  25/07/2009   ( 17/12/2013 )
Domínio Público
Estrela cheiaEstrela cheiaEstrela cheiaEstrela cheiaEstrela cheia
0
1
2
3
4
5
Este projeto foi a base de uma primeira tentativa de anodização caseira de alumínio com resultados bastante satisfatórios.
1
Introdução
É possível anodizar pequenas peças em casa com este mini tanque para anodização. Ele possui o cátodo e ânodo feitos de alumínio, baseado em chapa e perfil fáceis de encontrar, além de dois coolers para exaustão do gás liberado durante o processo, o que é útil em locais não totalmente abertos.

Lembre-se que o processo de anodização libera gases perigosos e deve ser feito em local aberto e arejado. Como solução paleativa pode ser feito próximo à janelas abertas com o sistema de exaustão descrito.


2
Montagem
Corte/serre a chapa de alumínio de acordo com a foto abaixo de forma que ocupe toda a base do recipiente, deixando que uma tira se prolongue para fora dele, dobrando-a como mostrado, para fazer a ligação ao cátodo (terminal negativo da fonte).

Corte o perfil de alumínio fazendo furos igualmente espaçados na horizontal e furos na mesma direção, só que na vertical, para os parafusos (utilize um macho para fazer rosca nestes furos). Observe que também foram feitos cortes nas duas pontas do perfil para encaixar no recipiente. Este perfil será o ânodo (ligado ao terminal positivo da fonte)

Corte e perfure uma chapa de acrílico próxima a da figura abaixo para fixação dos coolers. Observe o corte no canto inferior direito para a passagem do cátodo e os três furos na parte infeiror para fixação no recipiente plástico através de parafusos com porca.

Instale o cátodo (chapa de alumínio), aparafuse os coolers no acrílico e o fixe ao recipiente. Coloque finalmente o ânodo (perfil), lembrando de usar arame de alumínio para fazer a conexão com as peças a serem anodizadas.
 
3
Material Necessário
1 - Recipiente plástico (organizador por exemplo)
2 - Chapa de alumínio de 0.5 a 1mm
3 - Perfil de alumínio quadrado ou retangular (de preferência maciço, como não tinha usei oco mesmo)
4 - Acrílico ou similar para fixação de coolers de exaustão (opcional)
5 - Dois coolers para exaustão (opcionais)
6 - Parafusos para fixação dos suportes (arame de alumínio)
7 - Arame de alumínio para fazer suportes para as peças a serem anodizadas
 

Comentários:
TioLupa
16/02/2015 às 01:36
Gostaria de mais informações para o projeto
TioLupa
16/02/2015 às 01:36
Gostaria de mais informações para o projeto
andre
16/02/2015 às 03:22
As informações disponíveis aqui são somente estas, mas claro, você encontra muito mais buscando na Internet.
TioLupa
16/02/2015 às 01:43
Não entendo do sistema eletrônico gostaria de construir este projeto por completo como devo proceder tem algum custo? Aguardo resposta obrigado
TioLupa
16/02/2015 às 01:43
Não entendo do sistema eletrônico gostaria de construir este projeto por completo como devo proceder tem algum custo? Aguardo resposta obrigado
andre
16/02/2015 às 03:24
Como assim tem algum custo? Não entendi. Claro que há vários custos envolvidos. Sugiro que leia bastante material sobre anodização antes de tentar fazer sozinho. Aqui mesmo temos um excelente tutorial: http://www.diy.com.br/projeto/anodizacao-caseira-de-aluminio
TioLupa
16/02/2015 às 10:13
obrigado Andre gostaria de saber se consigo comprar a unidade eletrônica pronta? Para fazer pequenos trabalhos em casa
TioLupa
16/02/2015 às 10:32
E que não sou técnico ou engenheiro e no caso que vejo aqui próximo a gênio pois, sou leigo no caso para confeccionar este material preciso do esquema e de um engenheiro eletrônico?