Calendário DIY
Modificações em um Porta Retrato Digital
andre
Pontos:  477
Desde:  05/03/2009
Finalizado
Nível iniciante
x 2
Favoritado
Em:  26/05/2009   ( 17/12/2013 )
Domínio Público
Estrela cheiaEstrela cheiaEstrela cheiaEstrela cheiaEstrela cheia
0
1
2
3
4
5
Este porta retrato digital sofreu algumas modificações simples para se adequar às minhas necessidades. Ele foi adquirido no eBay no ano passado, veio direto de Hong Kong. Além de porta retrato (jpg) ele toca mpeg, divx, mp3 tem entrada USB e ainda é TV!
1
Introdução

O objetivo do porta retrato era ficar no quarto do neném, para tocar música e passar alguns desenhos animados devidamente baixados para um pendrive de 4GB plugado no bicho.

Eu quis fazer duas modificações, ambas bem simples:

  • A primeira era permitir a inclinação do porta retrato para que ficasse visível de forma adequada para o neném, além disso eu queria poder regular esta inclinação quando necessário. Originalmente ele veio com dois orifícios para ser pendurado na parede.
  • A segunda era uma forma de desligar somente o LCD, para que, à noite, pudesse ficar apenas tocando música, sem que a iluminação na tela atrapalhasse o sono do pimpolho. Não havia no aparelho esta função (assim como não a vejo em vários aparelhos).

A foto mostra O porta retrato já com as modificações e os seus amiguinhos backyardigans....

 
2
Mod 1 - Regulagem de Inclinação

Inicialmente foi fixada uma corrente fina na parte superior através de um suporte para quadro e um parafuso. Fazendo o furo bem menor que o diâmetro do parafuso permite que o suporte da corrente fique bem fixado.

Para a parte inferior foi utilizada uma dobradiça fixada com fita dupla face, deixando o canto (parte cilíndrica) da dobradiça para fora.

A outra parte da dobradiça foi fixada na parede também com dupla face. O correto seria colocar buchas e aparafusar, mas foi usada a dupla face dado que o porta retrato digital era bem leve e também para evitar poeira no quarto do neném.

Para regular a inclinação a corrente é encaixada em um gancho (esse era utilizado para prender cortinas).

 

 
3
Mod 2 - Liga/Desliga do LCD

Com uma simples chave philips se abre o aparelho facilmente, revelando o LCD e seu "driver" colado nas costas do mesmo. Construção bem simples, não totalmente porca, mas os alto falantes são muito ruins...

A primeira foto mostra a existência de 3 fios, saindo da placa principal para a placa do LCD. Preto e Vermelho (alimentação) e o amarelo, provavemente um "enable". Ao invés de colocar a chave somente no fio amarelo optei por colocar a chave na alimentação (preto e vermelho) para evitar de alimentar a placa do LCD desnecessariamente quando este estiver desligado.

A foto seguinte mostra os fios cortados e desencapados.

Utilizei uma chave 2 pólos, 2 posições (DPDT), comutando positivo e negativo, como mostrado na figura abaixo.
A chave foi instalada no canto superior do porta retrato. Para furar nem é necessário furadeira e broca, uma chave de fenda e uma lima redonda fazem o serviço (um ABS bem mole...se é que é ABS...)

Aumentei um pouco os fios em um dos lados das conexões para facilitar abertura e fechamento da caixa.

 
4
Testes Finais

Como eu disse, nada sofisticado, mas o resultado final foi o esperado.
Observe a chave no canto superior (esquerdo, na foto)

Conclusão: São apenas idéias simples que você talvez, um dia, possa aplicar nos futuros gadgets da vida...




Comentários: