Calendário DIY
PedalBoard com fonte de alimentação
andre
Pontos:  477
Desde:  05/03/2009
Finalizado
Nível intermediário
x 1
Favoritado
Em:  05/07/2014   ( 20/07/2014 )
Domínio Público
Estrela cheiaEstrela cheiaEstrela cheiaEstrela cheiaEstrela cheia
0
1
2
3
4
5
Uma base para acomodar seus pedais de guitarra, incluindo o projeto de uma fonte de alimentação de 9V que pode ser facilmente ajustada para fornecer outras voltagens.
1
Preparando a base de madeira
Material para a base:
  • Compensado de 20mm - Dimensões: 20x70cm 
  • Ripas quadradas de aproximadamente 1cm
  • Parafusos para madeira (14), aprox. 20mm de comprimento
  • Feltro preto grosso
  • Pés de borracha
Todo material foi aproveitado de sobras que eu tinha, exceto o feltro (que é bem barato), comprado em qualquer armarinho.
Os pés de borracha foram aproveitados de um variac que será colocado em uma caixa para outro projeto e não precisará mais dos pés.

Fiz a meia esquadria nas ripas, 4 furos nas mais longas e 3 furos nas mais curtas.
Utilizei uma broca bem legal que já faz o escareamento (thanks Dado Sutter). Envernizei as ripas e as bordas do compensado.

 
2
Colando o feltro
Para colar o feltro fiz alguns teste e o melhor foi com adesivo de contato (cola de fórmica).

Passei a cola no feltro e na base com a ajuda de uma espátula. O feltro deve ser cortado maior para que depois de colado se retire o excesso com um estilete. Vale lembrar que se deve esperar secar até não grudar mais ao toque, antes de juntar as partes. 

Depois aparafusei as ripas por cima e cortei as rebarbas do feltro. Por último aparefusei os 4 pés de borracha por baixo e testei com alguns pedais.


 
3
Montagem da fonte de alimentação
A fonte foi baseada no projeto de Rick Barker [Imagem A]. As seguintes alterações foram feitas:
  • Ao invés de um eletrolítico de 1000uF foram utilizados dois de 2200uF no filtro de entrada
  • Ao invés dos resistores R1a e R1b (274 e 2k) foi utilizado apenas um resistor de 220ohms
  • Ao invés dos resistores R2a e R2b (2k e 6.81k) foram utilizados resistores de 1.5k e 39kohms
  • Ao invés de um eletrolítico de 470uF foi utilizado um de 1000uF no filtro de saída
  • Foi acrescentado um resistor de 2k2 e uma LED vermelha na linha de alimentação, antes dos reguladores. 
  • A parte de regulação (do LM317 até a saída) foi duplicada, ou seja, a fonte ficou com duas saídas independentes de 9V (uma delas pode ser facilmente alterada para outra voltagem caso seja necessário no futuro).
Um dos objetivos deste projeto era utilizar o máximo possível de componentes de sucata. Para a fonte comecei procurando uma que fornecesse mais de 9V com 1A ou mais. Encontrei uma que marcava 24Vdc x 1A [imagem B]. Apesar disso a saída dava uns 30V. Sem problemas, o LM317 aguenta.

A fonte foi montada em uma placa perfurada e colocada em uma caixa patola PB-112 (que foi o outro ítem comprado, além do feltro).
Para os reguladores LM317 foi utilizado um dissipador de calor único. A placa foi cortada para encaixar no rebaixo da caixa e o dissipador
cortado e aparafusado [Imagem E].

Importante: Atenção à pinagem do LM317 que é diferente dos reguladores de voltagem fixa convencionais (7805, 7812, etc.). Além disso observe que o Vout (terminal central do regulador) é ligado ao dissipador do próprio componente. Inicialmente eu tinha colocado um simples parafuso, depois lembrei e coloquei isoladores [Imagem L].

Nas imagens seguintes pode se ver como os componentes ficaram acomodados. Como o trafo ficou da altura exata da caixa e apoiado no dissipador, coloquei apenas alguns enchimentos laterais para não balançar. Depois disso, uns pés de borracha e parafusos (de sucata é claro).

 
4
Montagem final
As últimas imagens mostram como ficou a fonte com as duas saídas de 9V e minha fiel ajudante.

Para cada saída da fonte fiz um cabo com três plugues (Negativo no meio do plugue para grande maioria dos pedais). Assim, dá para alimentar atualmente 6 pedais. Para mais basta colocar mais plugues, observando que o consumo de todos pedais não ultrapasse o máximo de 1A fornecido pela fonte.

Em anexo, há uma lista bem completa com o consumo de pedais de diversos fabricantes.
 
A
Anexos
Você precisa estar logado para ver os anexos.
Comentários: